Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Objetivos O Serviço para crianças de até 6 anos e suas famílias deve afiançar a segurança de convívio familiar e comunitário, de desenvolvimento da autonomia e promover o fortalecimento de vínculos.

Por se tratar de um Serviço complementar e articulado ao PAIF, apresentam-se inicialmente os objetivos do PAIF, que dialogam e complementam os objetivos do serviço para crianças de até 6 anos e suas famílias. São objetivos do PAIF , executados por ele e compartilhados com o Serviço: 
 Os objetivos do PAIF não se esgotam aos aqui expressos.
Trabalhar no território, de maneira preventiva e voltada à identificação de vulnerabilidades, riscos e potencialidades sociais de famílias com presença de crianças de até 6 anos de idade. 
 • Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção de assistência social nos territórios em especial para crianças com deficiência.
 • Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários
• Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças e no processo de desenvolvimento infantil.
 • Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.
• Os objetivos gerais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica, são: Promover acessos a serviços setoriais, em especial serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos.
 • Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
• Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
• Os objetivos específicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos e suas famílias são: Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
 • Complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e fortalecer vínculos familiares e sociais. • Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
• Criar e fortalecer vínculos através do brincar – do latim: vinculum, que significa união, laço. Favorecer o fortalecimento de vínculos e a interação entre crianças, crianças e adolescentes, crianças e suas famílias, crianças e adultos e entre famílias.
• Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras e a promoção de vivências lúdicas;
 • De acordo com as vulnerabilidades detectadas no território, poderá haver maior ou menor investimento em um ou outro objetivo. Note-se que embora o PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sejam serviços diferenciados, atuam de maneira complementar, interligada, com foco nos usuários e suas demandas, trabalhando preventivamente com as situações de vulnerabilidade e risco social, função da Proteção Social Básica, como previsto pela PNAS.
Desta maneira, a atenção ao cumprimento dos objetivos aqui previstos é prerrogativa para as alternativas de funcionamento do Serviço que os municípios ou DF decidirem adotar ou desenvolver. Ou seja, pode-se optar por não adotar as alternativas aqui propostas, desde que o modelo de serviço escolhido pelo órgão gestor da assistência social ou congênere cumpra Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos de crianças com deficiência e o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário