Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

Equipe do Cras e do Projovem Adolescente participam de capacitação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove uma capacitação para profissionais do Centro de Referência da Assistência Social/Cras e do Projovem Adolescente de Vitória Conquista.

Segundo a coordenadora municipal de Proteção Social Básica, Ana Bárbara Macedo, o objetivo dessa capacitação é estreitar os laços entre o Cras e o Projovem Adolescente. Durante dois dias, os coordenadores do Centro de Referência e do Projovem, em Jaboatão dos Guararapes (PE), estão realizando uma oficina em que abordam a experiência dessa cidade na relação entre os dois serviços.

As coordenadoras do Projovem Adolescente em Conquista, Fabiana Novaes e Maria Soraya Martins, destacaram a importância do curso. “Ele vai nos capacitar a fim de assumirmos nossa responsabilidade com esses adolescentes em situação de risco social, de fazer com eles sejam protagonistas de suas próprias histórias”, disse Soraya Martins. “É importante também estarmos partilhando experiências com realidades tão diferentes, mas com a mesma política social”, acrescentou Fabiana Novaes.


A assistente social Janair Araújo é coordenadora na cidade pernambucana de dois Cras, que atendem anualmente cerca de mil famílias, cada um. “Tem sido ótima a nossa relação  com o programa. Começamos com o processo de planejamento e reconstrução e hoje somos referência nacional”, enfatizou.

Um dos motivos desse sucesso, segundo o coordenador do Projovem em Jaboatão, João Batista Júnior, é a participação dos adolescentes na gestão do programa. “Eles integram um fórum no qual são decididas as ações que serão realizadas em todos os coletivos e as dinâmicas de execução”, comentou.


Na quinta-feira, 6, os educadores explanaram sobre os percursos dos programas e como se dar a execução do Projovem dentro do Cras. Hoje, 7, haverá uma discussão sobre a relação, as dificuldades e as sugestões para execução do trabalho. “É necessário que os orientadores sociais conheçam as diretrizes do programa em que estão insertos; por isso estamos trabalhando de maneira metodológica”, observou o ministrante.

A orientadora social do Projovem Vila América, Cristiane Santana, aprova a ação: “Nós lidamos com adolescentes e famílias em situação de risco social e precisamos estar preparados, e essa capacitação vem nos dar este auxílio”
Fotos: Giselli Moreira

Um comentário:

  1. PARABÉNS MENINOS!
    JANAAAAAAAAAAAAAAAAAA, DETONOU!!! DANDO ATÉ ENTREVISTA!

    ResponderExcluir