Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Capacitação dos trabalhadores do Suas deve melhorar atendimento à população

MDS reúne, a partir desta segunda-feira (26), técnicos das secretarias estaduais de Assistência Social para elaboração da política nacional da área
Brasília, 27 – Técnicos das secretarias de Assistência Social dos estados estão em Brasília para contribuir com o Governo Federal na elaboração da política nacional de capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e discutir os planos estaduais de capacitação das equipes. A reunião técnica nacional sobre a gestão do trabalho é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nesta segunda e terça-feira (26 e 27), no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios.

Na segunda-feira, os representantes dos estados apresentam os planos de capacitação dos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Especializados (Creas). Os planos foram elaborados com orientação do MDS, em reuniões ocorridas neste semestre nas cinco regiões do País.

A técnica Elizeth dos Anjos, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Espírito Santo, conta que há 20 anos não há concurso público para assistência social no estado. A maioria das equipes de referência é comissionada e a rotatividade é alta, inviabilizando o treinamento. Agora, com o Plano Estadual de Capacitação, essas questões serão priorizadas.

Elizeth enfatiza que o plano será discutido com o Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, gestores municipais e conselheiros da área. O primeiro passo será criar um setor dentro da secretaria para gerir o plano: “Discutimos a importância de uma estrutura para discutir capacitação, diagnóstico, concursos e pacto de aprimoramento, entre outros assuntos”.

Os planos estaduais fazem parte da Política Nacional de Capacitação, prevista na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas (NOB-RH). Durante a reunião técnica, junto com o MDS, os representantes estaduais vão elaborar uma agenda de trabalho com metas, prazos e responsáveis. “O objetivo é atender à grande demanda de formação e capacitação para o Plano Brasil Sem Miséria, o enfretamento do crack e outras questões do Suas”, afirma a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Simone Albuquerque.

Hoje (27), estará em pauta a gestão do trabalho e propostas preliminares para a Política Nacional de Assistência Social. O resultado será debatido na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e na plenária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) ainda neste ano. “Vamos estabelecer o acerto final e apresentá-lo na Conferência Nacional de Assistência Social, cujo tema este ano é a valorização dos trabalhadores do Suas e a qualificação dos serviços. Isso só será possível se o Governo Federal tiver uma política definida de qualificação de pessoal e aperfeiçoamento dos serviços com todos os estados”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin.

A Conferência Nacional de Assistência está programada para 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Também participaram da abertura da reunião técnica nacional a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), Arlete Sampaio; a diretora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Mônica Rodrigues; e o coordenador geral da SNAS, José Crus.

Cristiane Hidaka
Ascom/MDS
(61) 3433-1065
www.mds.gov.br/saladeimpresa

Um comentário:

  1. Danielle!! Vc é a prova de que o profissionalismo é só uma parte da caminho!! Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho, pelas suas conquistas, por sua transparência e dignidade!! Obrigada por tudo e boa sorte sempre!! Bjs!!

    ResponderExcluir