A 3ª Reunião de Fortalecimento da Rede Socioassistencial do CRAS JABOATÃO teve como tema: “Saúde Mental e Consultório de Rua”.
A Coordenadora de Saúde Mental do Município ,Dra. Iracema Alcântara de Oliveira apresentou importantes considerações a respeito da ampliação ao acesso ao tratamento e à prevenção a usuários de saúde mental.
Contou que a diversificação das ações orientadas para a prevenção, promoção da saúde, tratamento e redução dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas e decisivo, no tratamento e à prevenção em álcool.
A rede , representada pelo por Agentes comunitários do PAC's, ONG Coletivo de Mulheres de Jaboatão, Escola Elizabete Menezes, Escola Medalha Milagrosa, Hospital Sanatório Recife, Assoc. De Moradores da Boa Esperança, Associação de Moradores do Campo do Monta, Clube de Mães da Moenda de Bronze, Administração Regional, Sec. da Mulher, Chefia de Núcleo de mobilização, SINPROJA, Unidades de saúde da família, entre outras NASF, ratificaram a necessidade da construção de respostas intersetoriais efetivas, sensíveis ao ambiente cultural, aos direitos humanos e às peculiaridades de cada caso.
O encontro se indiciou com uma dinâmica de apresentação da técnica Manuela Milena, deixando os participantes ficaram bem a vontade.
A coordenadora dos CRAS resume o encontro:”Entendemos que saúde mental é todo o processo físico e emocional do indivíduo, e quando não existe o equilíbrio destas partes o indivíduo poderá desencadear doenças como depressão, pânico, entre outras.” Continuou ressaltando que o projeto do Consultório de rua, e um projeto que está iniciando no nosso município, onde existe um trabalho multidisciplinar e lúdico, onde as pessoas são abordadas, envolvida em atividades, há a construção do vínculo e espontaneamente esta pede ajuda para deixar o uso das drogas. É uma paquera, depois o namoro, e o indivíduo aceita o tratamento, o acompanhamento e luta para vencer o vício.” Drª Iracema salientou que a proposta do consultório é chegar nas diversas regionais, buscando o apoio dos CRAS, dos agentes comunitários de saúde, da mobilização, para identificação do diagnóstico e mapeamento da área para atuação. O processo acontecerá envolvendo diversos segmentos.” Ficou claro para todos a sua paixão pelo que faz, contagiando os participantes a acreditar neste projeto.
Vale registrar a satisfação da Assistente Social do Hosp. Sanatório Recife, ela agradeceu imensamente o convite e ficou impressionada com o nosso trabalho.
Na ocasião os participantes sugeriram trazer para o próximo encontro o Programa NASF, previsto para 09 de agosto. A coordenação fechou o encontro agradecendo a participação de todos, mostrando a importância deste encontro, e ressaltando que é necessário acreditar e romper com as barreiras que existem dentro de cada um, acreditar no seu trabalho, no potencial de cada um, e nesta grande rede, que cada um está tecendo para a transformação, e a melhoria na qualidade de vida dos nossos usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário