Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PJA:PURA EMOÇÃO!



Com clima de emoção Jaboatão entrega certificado a 200 adolescentes do Projovem

A formatura foi realizada no Colégio Piaget em Jaboatão Centro

A tarde deste sábado (30/04) foi de muita emoção e sentimento de mais uma etapa concluída para 200 adolescentes do Projovem de Jaboatão. É que foi realizado no Colégio Piaget, em Jaboatão Centro, a formatura dos alunos do programa no município. A cerimônia contou com a presença da secretária de Promoção da Cidadania, Socorro Araújo, que representou o prefeito Elias Gomes, que não pode ir por problemas de Saúde. Ainda participaram do evento secretários municipais e representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada.

Segundo João Batista Júnior, coordenador geral do programa no município, os 200 alunos passaram por dois anos de estudos direcionados para a área de cultura, esportes, direitos humanos e socioculturais, meio ambiente, saúde e mundo do trabalho. “Encontramos muita dificuldade no começo, as empresas desistiam das licitações porque as outras gestões não honravam os compromissos, então tivemos que ir ganhando a credibilidade e hoje não enfrentamos mais isso”, explica.

Batista Júnior ainda explica que o Projovem de Jaboatão sai com um saldo positivo porque só perdeu um jovem para o tráfico e não teve nenhum homicídio de jovens do programa. “Até na evasão fomos vitoriosos porque a evasão foi produtiva, eles saíram do Projovem para ir participar de outros projetos profissionalizantes”, disse contente.

Para Socorro Araújo, secretária de Promoção da Cidadania, o momento é de muita alegria e emoção. “Não tem como não se emocionar. Pra gente, enquanto gestor público, e essa é uma marca da gestão de Elias, possibilitar a esses jovens uma perspectiva nova de vida é algo muito importante. Foram dois anos de investimentos e vemos agora eles terem a oportunidade que os pais não tiveram, que outros jovens na comunidade não tiveram”, disse emocionada.

“Um jovem que recebe um investimento desses na educação, de modo algum será seduzido a cometer atos errados, ou até mesmo a entrar no mundo das drogas, pois já criaram a consciência do certo e do errado”, ressalta e finaliza “É muito gratificante. Fico muito feliz por ajudar esses jovens a construir um novo caminho, um novo futuro”, afirma emocionada.

Entre os jovens o sentimento era de realização e de conclusão de uma nova etapa na caminhada para um novo futuro. “A gente aprende muito sobre tudo. Hoje me sinto mais preparada para enfrentar outros caminhos. Quero ser Psicologa”, disse sorridente Izabela Thaís, 16 anos.

Etiene Felisberta, 18 anos, foi uma das estudantes que mais sorria na formatura. O motivo era a sensação de dever cumprido. Ela foi representante do programa em Brasília e foi a única adolescente de todo o País a participar do evento e falar em nome de toda juventude brasileira. “Eu fico muito feliz, para mim o programa foi muito importante, eu pude conhecer outro Estado, coisa que eu nunca imaginaria ser possível para mim. Hoje estou decidida, quero fazer faculdade para Serviço Social e sei que agora isso é possível”, disse com um sorriso estampado no rosto.

Entre os pais o orgulho também era grande. “O município sempre teve uma carência muito grande de inclusão social. Hoje, os nossos filhos estão podendo ter uma nova oportunidade de vida. Foram 20 anos de esquecimento, mas agora estamos vendo que nestes últimos dois anos a gestão tem se comprometido com nossa juventude. Estou muito feliz, pois nossos jovens estão tendo uma nova oportunidade de acesso à educação e à cultura”, disse Nilzon Elias Santana, 62, advogado, professor e presidente da Escola de Samba Rebeldes do Samba.

Por: Felipe Leite em 02|05|2011 às 11h57

Nenhum comentário:

Postar um comentário