Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reunião de rede discutiu políticas públicas na saúde EM JABOATÃO CENTRO


Atualmente, 48,2% da população é assistida pelo sistema público de saúde
Membros de entidades civis, conselhos municipais, agentes de saúde, representantes de escolas, sindicatos e associações de moradores estiveram reunidos, na tarde da última terça-feira (26.04), para uma roda de debates sobre políticas públicas na saúde. O encontro, promovido pelo CRAS da Regional 01, trouxe a coordenadora de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Município, Daniele Uchôa Barros, para explicar a Legislação do SUS e o assistencialismo da cidade.

A lei 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
Para explicar, Daniele usou os principios organizacionais, que envolvem regionalização, hierarquização e descentralização. “Esses princípios são fundamentais para aproximar o serviço da população. Como a lei diz que é necessário organizar o funcionamento, não podemos distanciar o sistema de saúde. É preciso, portanto, descentralizar e regionalizar os atendimentos, para que a população seja mais assistida”, disse Uchôa.
Atualmente, 48,2% da população é assistida pelo sistema público de saúde. A meta é alcançar 70%, em 2012. Este ano serão entregues 29 novas unidades de saúde da família. Seis já estão prestes a ser inauguradas e oito estão sendo construídas.

Até o fim do primeiro semestre será inaugurado, no bairro Padre Roma, o Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil – CAPS para atender crianças e adolescentes com transtornos emocionais graves. No Curado já está funcionando o Consultório de Rua, um projeto piloto que visa o tratamento de usuários de drogas e jovens em condições de rua, que conta com o apoio das secretarias de Saúde, Educação, Promoção Humana e Segurança Cidadã.
A Regional 01 conta, atualmente, com 17 Unidades de Saúde da Família, uma Unidade Básica de Atendimento, um Centro de Especialidade Odontológica, uma policlínica, uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Reabilitação e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Para a psicóloga, Sheila Cristina, esses debates são importantes para se saber como anda a saúde e outras questões envolvidas. “Com essas palestras, realizadas pelo CRAS, tiramos nossas dúvidas e conhecemos melhor os serviços oferecidos aos munícipes”, disse Sheila.








A reunião de Rede Socioassistencial é promovida pelo CRAS, nas sete regionais do município, com o objetivo de fortalecer os serviços oferecidos e promover o debate pensando nas melhorias. O próximo encontro será no dia 14 de junho, às 14h, no Auditório do Sindicato do Papeleiros – SINDPAPE, na Rua de Santo Amaro, em frente ao CRAS, cujo tema será Consultório de Rua.


Por: Gustavo Delfino em 27|04|2011 às 16h51

FONTE:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3621


MAIS FOTOS





A coordenadora Cleide informou que os participantes trouxeram questionamentos, sobre saúde mental, dificuldade de atendimento para
determinadas especialidades médicas. Também foi relatado sobre o trabalho que está iniciando no município sobre o consultório de rua, a
convidada trouxe boas expectativas para os investimentos que estão acontecendo no âmbito da saúde. Despertou para o grupo o tema para a
próxima reunião de rede: Saúde mental e Consultório de Rua.
  
PARABÉNS EQUIPE FOI MARAAVILHOSO E QUE VENHA A 3ª REUNIÃO DE REDE COM:  
” Saúde mental e Consultório de Rua”

Nenhum comentário:

Postar um comentário