Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

2011 promete com o Projeto “Um exercício para a cidadania das mulheres do Cabo e Jaboatão”

A Secretaria Executiva de Assistência Social, juntamente com a Secretaria Municipal da Mulher, fomentam parceria com a PLAN Internacional e o Centro das Mulheres do Cabo para continuaram com as atividades do Projeto “Um exercício para a cidadania das mulheres do Cabo e Jaboatão” para o ano de 2011.
“O objetivo deste Projeto é contribuir para o fortalecimento político, social e econômico das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, para que possam garantir um bom ambiente para o desenvolvimento de suas crianças”. Assim sendo, visa também proporcionar a mudança de atitude das mulheres quanto à cidadania e autonomia feminina. “Descreve Patrícia Oliveira, assistente técnica do Projeto em 2010”.

O Projeto tem duração de 30 meses realizando atividades nas áreas de Prazeres, Barra de Jangada, Piedade e Candeias, referentes às Regionais 5 e 6 do município de Jaboatão dos Guararapes, sendo também área de atuação da PLAN.
Durante o ano de 2010 trabalhamos com as mulheres  na perspectiva  de incentivá-las- a melhor utilizar o PBF em prol da sua família e seus filhos/as.Nessa primeira fase foram  desenvolvidas atividades que propiciaram a estas mulheres o aprendizado para a administração dos recursos domésticos, no seu aspecto financeiro, físico e familiar, facilitando e melhorando a vida; como também a reflexão sobre temas voltados para Direitos Humanos, políticas públicas para as mulheres, gênero e raça, violência doméstica e sexista, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Maria da Penha. Outro aspecto centrado foi identificação de possíveis grupos produtivos nas comunidades para um projeto de geração de renda no futuro.
 .
          Em 2011 será utilizada a metodologia da Terapia Comunitária, como forma de promover a integração de mulheres, a construção da dignidade e da cidadania, contribuindo assim para o fortalecimento da auto-estima e auto-confiança das mulheres, bem como a redução dos vários tipos de exclusão. Para isso, estão sendo capacitados 18 técnicos para realizar as Rodas de TC nos espaços dos CRAS, dentre eles destacam-se: educadoras, psicólogas, sociólogas, estudantes de pedagogia e agente de saúde.
            É importante ressaltar que as crianças (filhas/os) também fazem parte deste projeto, tendo sua participação voltada às discussões no que tange a sua vivência em casa, na escola e em outros espaços sociais.  Utilizando metodologias que perpassaram pelas técnicas de desenho livre, dança e música, resgate das brincadeiras regionais, as crianças serão conduzidas por arte-educadoras que trabalharão num processo de integração e educação com o foco em Gênero, buscando a desconstrução da cultura machista que perpassa nas desigualdades.
 Nessa primeira reunião  fomos apresentadas a Srª. Nilsa, Coordenadora da Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, que ficará a frente do Projeto PLAN com Mulheres do Cabo.
Foi solicitado o retorno das Terapias Comunitárias, sendo agendada para o dia 18/02 reunião  com os terapeutas do Cabo.
  As próximas oficinas terão os temas: Direitos Humanos e Políticas Públicas, a ser realizadas  nos dias 15, 16 e 17/02/11 organizadas pelo CRAS Praias e 22, 23 e 24 CRAS Barra de Jangada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário